terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cabelo saudável e bonito na maturidade é questão de atitude

_MG_5639

Vaidade não tem idade, e faz bem para a autoestima e qualidade de vida. Ter um cabelo bonito e bem cuidado na maturidade é algo simples e capaz de trazer muita satisfação pessoal. O fio de cabelo, com a idade, apresenta modificações com o passar dos anos. Entretanto hoje há produtos e tecnologia capazes de restaurar os fios enfraquecidos, revitalizar e modelar com perfeição.

Os problemas mais comuns que atendo no salão estão listados a seguir, com dicas de como solucionar, veja só:

. Cabelos grisalhos indomados – o cabelo branco, grisalho, passa por uma modificação estrutural com a perda da melanina, ficando mais frágil. Há quem se queixe que ele fica rebelde e difícil de controlar. Para evitar isso e trazer beleza ao fio embranquecido é preciso hidratar o cabelo periodicamente. Outra opção interessante feita em salão é a reconstrução dos fios, a chamada plástica capilar, que reforça o cabelo, encorpa e dá mais maleabilidade e evita que embarace.

. Cabelos mais ralos – para algumas pessoas o processo de envelhecimento traz um rareamento dos cabelos, que pode ser atenuado com a estimulação do couro cabeludo por meio de massagens capazes de aumentar a irrigação sanguínea no couro cabeludo. Um profissional pode avaliar se o rareamento é por queda ou pelo enfraquecimento dos fios. Como resultado imediato o profissional cabeleireiro pode sugerir penteados e cortes capazes de dar volume, encorpar os fios e dar uma aparência de “mais cabelos”.

. Assumir os brancos – uma tendência feminina que veio da Europa e começa a ter seguidoras no Brasil, assumir os fios brancos com charme e elegância implica em cuidar do cabelo como quem tem tintura, ou seja, usando shampoos e condicionadores indicados para fios brancos. É preciso também usar filtros para evitar o amarelamento dos cabelos por conta do sol – o tom amarelado dos brancos vem exatamente como consequência da exposição solar excessiva. O cabelo branco natural requer hidratações e tratamentos como a cauterização para fechar bem as cutículas e dar força aos fios, bem como um corte moderno que dará um visual contemporâneo. O risco de usar o cabelo branco grisalho natural é descuidar e ficar com aspecto de sem vaidade.

. Caspa e fungos no couro cabeludo – embora seja uma queixa comum das clientes mais maduras, não é exclusividade e nem tem relação direta com o processo de envelhecimento. Em boa parte dos casos indica pouco consumo de água, alimentação inadequada, dormir com o cabelo molhado (uma das principais causas), secagem inadequada do cabelo e mesmo lavagem que não remove todo o shampoo e condicionador dos fios deixando resíduos; resíduos de finalizadores (sprays, géis). Em casos muito acentuados um dermatologista irá receitar shampoos manipulados ou medicinais para controle dos fungos e seborreia – que se não tratados podem levar a uma expressiva queda de cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário